Blog

Contato Imediato com Criação

Publicado em 22 de fevereiro de 2022

O título é uma homenagem a uma professora de criação que tive na ESPM em 1990. Ela me ensinou o que é conceito em propaganda.



Lembrando que o mapa não é o território ou como diz um ditado chinês, "O dedo serve para apontar a Lua, o tolo olha para o dedo, o sábio olha para a Lua."; vamos aos textos que prometi no meu primeiro post na sexta-feira.



Nosso primeiro assunto será criação, conforme anunciado no título.



Queremos falar sobre método criativo, pois acreditamos que para criar precisa usar método para ter ideias consistentes e mobilizadoras.



O método que usamos na Fly tem 5 etapas:

1. Informação (Briefing)

2. Análise

3. Incubação

4. Eureca

5. Lapidação



Na fase de informação fazemos o famoso briefing. Colhemos informações relevantes sobre o trabalho e ou cliente em questão. Nem pouco nem muito, por isso repetimos: informações relevantes.



Na segunda etapa vamos analisar com um objetivo muito claro, o de entender o problema ou equação que temos para resolver. Buscamos pistas que nos indiquem caminhos para conceituar a comunicação.



A terceira etapa é bem diferente, não fazemos nada, damos um tempo para a poeira assentar. Alguns dizem que aqui nosso inconsciente e o universo entram em ação sem nossa participação.



A quarta etapa é a mais esperada e por vezes a ansiedade fica grande quando ela não chega, é o eureca, bum! a ideia apareceu. Aqui algumas vezes acontece alguma coincidência. Ou encontramos alguém que fala algo interessante, ou abrimos um livro no lugar certo ou vemos algo na rua que causa a explosão. Não tem regra, mas a ideia aparece.



Finalmente a quinta etapa, colocar em ação, trabalhar, trabalhar, lapidar, lapidar a ideia que apareceu até ficar bom. Esta etapa é mais delicada e sutil do que parece a primeira vista.



Como vocês podem observar é um trabalho mental, cerebral intenso que gera uma sensibilidade através da ideia. O Fernando Pessoa resumiu assim: "Sentir é criar." Fantástico!



Criação é um assunto vasto, incrível e sabemos que muitos tem métodos diferentes do nosso. Para nós funciona, a ideia sempre aparece.



Observamos inclusive que pode ser usado em várias escalas e diversas coisas. O planejamento de comunicação que fazemos segue o mesmo método adaptado para o caso. Mas pode-se criar tudo com este método, um quadro, uma foto, um filme e até uma empresa ou um produto.



É isso, na complexidade do dia a dia, tem muitas facetas a utilização de um método, mas sem ele percebemos que ficamos perdidos e gastando energia a toa sem sair do lugar.



Boas criações pra vocês!!!

Mais publicações

Arquivo do Blog

COMPARTILHE